terça-feira, 6 de julho de 2010

A Natureza em nós...

Onde andará esse bicho? Rimos dele. Rimos de nós mesmos. Autossabotagem. Nossas normas nos levam a correção do intelecto? Levam à evoluçao do homem no mundo?
O que nos diferencia das demais espécies? Seriamos mais inteligentes? os mais evoluidos na cadeia alimentar? O que isso representa, senão a enfadonha e triste posiçao do homem diante da natureza?
Ontem, após praticar uma aula de Yoga, tive a plena sensação de que era um bichinho indefeso, sentia o cheiro da terra entrar pelos meus póros. Desde quando nos afastamos dessa pureza? Desse entendimento do que é simples?
Pergunto isso, tambem tendo em vista a realidade que vivi na aldeia indigena no Tocantins, pois, temos a errônea ideia de que, por serem povos que vivem afastados das cidades, são mais proximos da natureza. O que não é bem verdade, pois lá vi e vivi intensamente a mais pura "natureza humana", não há mais contato pleno com a natureza, pois não havia o questionamento da subsistência, da mente "evoluida" necessaria no planeta. Embora, o banho de agua doce poluida, a comida feita no fogo de verdade, as casas de terra, e mais ainda, o medo da escuridão da mata, e o deslumbramento com o nescer do sol e dos cantos sagrados, ainda os aproxime muito mais da natureza.
"Natureza humana" é a mesma "natureza do mundo"? Será uma "Evoluçao Natural" o rumo do ser humano diante das fatalidades catastróficas que ele mesmo criou?
Para quem acredita numa evoluçao consciente do ser humano, por favor, indique-me caminhos para solucionar esses questionamentos. Sei que a resposta será mera hipotese ou suposição, mas, ao menos, me trará alguma esperança ou não.

Um comentário:

  1. Iê, a aldeia que vc visitou já teve contato com o homem branco. Isso significa que eles foram "amaldiçoados" de certa forma, pois entraram em contatto não só com uma raça, mas com tudo o que ela criou e pior depende de certas instituições "brancas" para (sobre)"viver"...
    Também não acredito na evolução consciente dos seres humanos, mas de alguns homens que de certa forma deram "certo". Os mestres ascensos, os santos, os budas nos apontam para um caminho que não é somente o ideal, mas realizável...
    Abraços

    ResponderExcluir