quarta-feira, 20 de maio de 2009

Escola

Estou na escola. Frequentemente estou na escola. Não respiro mais meu ar. Porque estou na escola. O ar é dos outros, para os outros, não é meu. Não é criar, muito embora, todo professor tenha de tirar leite de pedras...
Fico olhando essas professoras que passaram a vida inteira nessa profissão. Não me animo nada com essa situação. Dificilmente se encontra alguem com bom senso, sem nenhuma sequela.
Ontem assisti ao programa Profissão Reporter na tv globo, cujo tema foi a situação da educação no Estado de São Paulo. E por incrivel que pareça, fiquei impressionada com toda aquela realidade educacional do nosso país. Mesmo convivendo com o problema diariamente, ele sempre me pareceu distante, nunca pareceu me pertencer. Estranha sensação...
Hoje, na aula de filosofia, uma aluna me questiona:
-professora, porque questionar "quem sou eu"?? Mas que perguntinha mais descabida?!?! (disse ela).
E eu tentei buscar as respostas de Platão, de Descartes e de todos os filósofos, escritores, jornalistas, padres, terapeutas que me vinham na memória. Mas o fato é que era exatamente essa pergunta que ecoava em minha mente ao pensar sobre essa minha profissão de professor.
Pra que afinal perguntar? Pra que afinal tirar leite de pedra? Pra que afinal querer mudar aquilo que é irremediável? Lutar contra si mesmo? Contra o sistema???

Um comentário: