quinta-feira, 28 de maio de 2009

TEXTOS DE 2008

Sobre (DES)Educação:

Ser professor é estar apto para "deseducar".
A educaçao "caduca" as pessoas. Faz delas depósitos, tubos de ensaio, ratos de laboratórios, invólucros de pretensões alheias.
Não acredito na educação. Nos meios que se justificam pelos fins.
Se a finalidade é formar sujeitos aptos para conviverem com a sociedade, não deveríamos apertar tantas vezes o "botão que dá choques" em suas cabeças, no imenso esforço que fazemos para que o "aluno-rato" não siga o caminho da desordem.
Gritos deseperados, choro, conversas amigaveis: nada adianta!
Quanto tempo precisamos para compreender que o ser humano é um animal? E que o cientificismo arcaico e a razão são imposições severas demais para quem só quer comer, dormir e se reproduzir?
Ensinemos arte! Ensinemos as boas canções! Ensinemos não no sentido de inculcar em suas cabecinhas ocas conhecimentos fajutos, mas sim, através de uma troca.
Hoje mesmo, uma aluna evangélica, da qual nunca esperei nada ao longo do curso, me ensinou a passagem da Biblia sobre JÓ, paciência de Jó... Achei interessantíssimo!
O que me interessa de agora em diante é trocar figurinhas e causar espantos e desordem (no bom sentido da palavra). Eis o que me interessa na deseducação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário