sábado, 1 de agosto de 2009


A Maldade e a Benevolência do Tempo:


Queria amarrar o tempo ao pé da cama. Deixá-lo imovel, sem contagem nenhuma. Isolar os fatos em minucias e transpor essa parede de concreto chamada "segundo".
Ampulhetas, lençois, viagens, descobertas. Desvendo o mundo dentro do tempo, e ele impiedoso leva tudo nas areias da praia que se movimentam incessantemente... Cada grao de areia um novo mundo. Cada pensamento me leva ate ao passado, me leva ao futuro, me deixa estar só aqui, vazia, imprecisa, incabivel em meu corpo. Eis o aqui e o agora.

Nada de carpe diem, nem nada de distraçao. A crueldade do tempo é ele ser impessoal, nao ter forma alguma. Senão já lhe teria dado umas boas bofetadas na cara! E diria: mas o que fez de mim? Mas o quer em troca senao minha vida consumida pelos seus graozinhos de areia na ampulheta?

O que sinto é um tanto confuso... o tempo tambem tem seu lado benevolente. Apaga as memorias, as lacunas, preenche o vazio de quando em vez... Tamanha maldade e benevolencia num unico ser! O tempo é imparcial, joga sem time algum. Não tem lado, não tem face, nem expressão. O tempo é uma eterna aventura, e se pudessemos transpor seus horizontes, o que veriamos entao?

Ai se eu soubesse como domesticá-lo feito um cãozinho... se eu pudesse virar a ampulheta pro lado contrario...e se pudesse caminhar no sentido oposto? E se, acima de tudo, eu soubesse que o tempo nao existe?

2 comentários:

  1. a onde nada mais tem 1 fim, se alguem que de fato nao saibas onde o tempo levara alem da nada inesperada morte,me diga,alem da morte ao final do seu tempo , muitos podem dizer que de dana lhe serviu a vida,fracos são esses,sobre a morte ? não tem como fugir,mais i você ? vai continuar parado esperando ela enfim lhe pegar ? não,oque fazeis ? não sei , cada ser oculpa seu tempo de uma forma,de um modo, por mais estranho que isso se torne,não deixe o tempo passar,como fazer isso ?,tambem não ei de saber,mas gosto de passar o tao poco e presiso tempo com quem eu ei di amar e que me fazes tão bem .. uma pergunta..

    enfim, O que te faz feliz ???

    ResponderExcluir
  2. Que profundo e lindo!
    Parece você. :)


    Tô impressionado com tua sensibilidade pra escrever.

    Mesmo se tratando do tão subjetivo tempo, a clareza das tuas palavras e a incerteza quase certa com que trata o assunto, deixaram minha cabeça viajando suavemente sem rumo nas entrelinhas do PASSADO real, e do inventado aqui em mim.

    Sem querer, tropecei numas dessas fendas cronológicas e me vi num FUTURO muito perto de agora... Engraçado como ele se confude com lá trás... Me disse que te quer por perto... torço pra que ele não seja tão volúvel quantos nós humanos...

    Após o tombo voltei onde só tinha você. Revivi saborosas memórias, e como uma ampulheta ao contrário, lembrei meu coração com cheiros, sons e cenas, como sua falta não é pequena.

    O PRESENTE ficou vazio e saudoso, mas ainda bem que é de noite e posso me refugiar mais um pouquinho onde você está.

    Saudade das nossas prosas.
    Parabéns e obrigado pela viagem até você!


    João Otávio

    ResponderExcluir