segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sobre educaçao, bicicletas e a arte de dar "tchau"


A melhor hora do dia costuma ser quando saio da escola e me despeço de meus alunos. É exatamente nesse pequeno momento, tão ínfimo, tão sutil, que consigo perceber o quanto há de amor nessa relação entre professor-aluno.
É um “tchau” e um “fica com Deus” que não há em qualquer esquina... Esse simples gesto muda completamente toda a minha compreensão da existência. É como se mesmo apesar de toda a baderna em sala de aula, mesmo com toda a desordem no nosso sistema, ainda houvesse aquela esperança da caixinha de Pandora. E ela se revela nesse pequeno gesto...
Em cima da bicicleta contemplo suas expressões, seus risos de contentamento por mais um dia vencido. Alguns vão melancólicos, o que também é compreensível em suas idades. Em cada pedalada, a roda da bicicleta gira, girando o mundo em direção a vida de outras pessoas, de outros rumos. Sinto-me confortável com esse “ate amanha professora”!
E a batalha de Prometeu se instaura novamente todo santo dia...

4 comentários:

  1. gostoso e motivador...
    rezo todos os dia para que as pessoas que amam essa profissão e realmente pretendem nela permanecer, que criem afeto por ela e que esse afeto se transforme em forças para tentar mudar esse sistema ineficaz e viciante.
    Força Iê!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. obrigada maycon!
    realmente nosso sistema é desmotivador, mas ainda assim há seres humanos que precisam de nossa atençao, há uma compreensão maior de tudo, necessaria ao se doar.

    ResponderExcluir
  3. COncordo Julia... bem atualizado, batata quente que se come depois que se sai do forno, muito depois...

    ResponderExcluir