segunda-feira, 16 de março de 2009

Para que servem os professores?

Para que existem professores?
Osho tem uma resposta muito interessante para a pergunta. Diz ele que há tempos atras a profissao de professor era tao estimada quanto qualquer outra profissao. O professor era tao cogitado a ponto de um aluno andar leguas para ir em busca de seus ensinamentos. A sala de aula era um lugar sagrado, no qual os alunos bem sabiam que estavam ali para aprimorar e direcionar os seus conhecimentos.
Aí eu me pergunto: será possivel pensar dessa forma hoje em dia quanto a educaçao estadual?
-IMPOSSIVEL! (todos diriamos)
Mas a astucia e o jogo de cintura de um professor nao deve jamais se reduzir às inumeras tentativas frustradas de silenciar a turma. Primeiro porque é preciso buscar a veracidade daquilo que se ensina, e segundo porque os alunos nao estao ali para serem silenciados, mas para saberem caminhar com suas proprias pernas.
Donde, toda vez que vejo um professor se esguelando para tentar conter uma sala de alunos, tenho em mente que esse professor nao esta no seu devido lugar no mundo. É um ser que ainda nao se encontrou, e como tal, jamais deveria ocupar tal cargo.
Ser professor exige paciência, sinceridade, benevolência, e acima de tudo humildade. Esses são prerequisitos basicos para qualquer um que se sujeite a essa profissão de risco.
O individuo que, irresponsavelmente, escolhe essa profissão apenas para tirar o seu sustento, em nada poderá contribuir com o verdadeiro significado da palavra Educação. E isso bem serve para aqueles que acreditam que um sujeito educado é aquele que é quieto e polido. Pois a raiz que dá forças às bases educacionais esta no encontro do individuo com ele mesmo, e principalmente com o Outro.
Se não houver espaço para a desordem, como haverá a ordem?
Se nao houver espaço para o banal, como haverá o sagrado?
Se nao houver espaço para o cotidiano, como buscar verdades eternas?
Sou a favor da educaçao livre, da liberdade de expressão do aluno, e da não condenação dos atos ilícitos. É desse Caos que muitas vezes surgem os Grandes homens.

2 comentários:

  1. Hummm, boa pergunta: para que servem eles? Servem à alguém? Ao estado? Ao aluno? À ele mesmo?... Osho se referia à mestres. Professor de escola não é mestre. Professor de escolas, nos dias de hoje, conhecem um pouco do fragmento do conhecimento. O mestre não sabe nada. O professor é que sabe!
    O correto, então, é: o professor procura o aluno. O mestre procura seu discípulo.

    ResponderExcluir
  2. Boa colocaçao dé! Mas infelizmente, enquanto professora, posso te afirmar categoricamente, que grande maioria dos que estao nessa profissao nao procuram estar lá. E é por isso que eu acho que é preciso repensar sobre a necessidade dessa profissao.
    Mas particularmente acho que devemos buscar um ideal na educaçao (se ele existe eu nao sei), mas precisamos com urgencia pensar sobre o assunto!

    ResponderExcluir